remove_red_eye 659
favorite_border 0
share

A bizarra Síndrome de Capgras

Você consegue imaginar o quão triste deve ser perder a memória e não se lembrar da vida, seus entes queridos e de tudo a sua volta? Realmente não deve ser uma sensação agradável, mas acredite um portador da Síndrome de Capgras agradeceria por ter perdido somente a sua memória.

Eu explico o porquê: Pessoas que perdem a memória, geralmente, conseguem manter o sentimento de afeto pelas pessoas que fazem parte do seu convívio, mesmo que ela não lembre dessas pessoas, ela consegue sentir algo e se sentir seguro ao lado delas.

Já o portador de Capgras, bom chega de enrolação, no post irei explicar porque o portador desta síndrome não tem sorte.

Que síndrome é esta?

Capgras é um raro distúrbio cerebral que faz com que a pessoa viva numa ilusão, mas não em qualquer ilusão. Na cabeça da pessoa todos os entes queridos dela foram trocados por impostores que se parecem com eles.

Isso mesmo, a pessoa consegue lembrar vagamente de quem são seus entes queridos, mas não consegue relacionar as pessoas a sua frente como sendo as pessoas de seu convívio.

Viu porque é muito pior do que perder a memória?

A pessoa perde o controle de sua mente, em alguns momentos ela até consegue raciocinar e ter consciência de que não está bem, mas logo a síndrome volta e junto com ela vem a paranoia.

Até o fim do século XIX essa síndrome foi tratada como possessão demoníaca, mas em 1923 um psiquiatra francês chamado Joseph Capgras conseguiu identificar que as supostas possessões eram, na verdade, distúrbios cerebrais.

Cura

Infelizmente não existe cura para esta síndrome, durante o século XX foram usadas terapias de choque. Em casos mais extremos fora usado até de procedimentos como a lobotomia, todas sem resultado aparente.

Em casos onde os procedimentos psiquiátricos eram exagerados, o paciente chegava a ficar em estado de morte cerebral devido ao esforço cerebral. E até mesmo, devido a excesso de choque elétricos, no caso de terapias de eletrochoque.

O único tratamento que vem tendo resultado é o uso de medicamentos, geralmente são fortíssimos. Pois não tem por objetivo fazer que a pessoa se recorde das outras. Mas sim evitar as crises agressivas, evitando assim possíveis agressões.

Deixando o lado científico de lado, as teorias da conspiração começam a surgir. Iremos relatar uma, mas antes é necessário que o leitor saiba que não passam de teorias. Elas não substituem a opinião de um profissional de saúde.

Remédios experimentais

Segundo a teoria mais famosa, pessoas que sofrem desta suposta síndrome, foram expostas a tratamentos experimentais com remédios. Por isso não conseguem lembrar de suas vidas antes do acontecido.

Nesta mesma teoria temos outra vertente: Estas pessoas não teriam passado por experimentos envolvendo remédios. Mas sim teriam sido obrigadas a tomar estes remédios.

Pois sabiam demais sobre algo de interesse de alguém muito importante.

As pessoas de fato foram trocadas

Teoria voltado para o público ufológico, segundo ela estas pessoas teriam sido abduzidas juntamente com seus familiares.

Mas ao retornarem seus familiares na verdade seriam aliens usando de uma tecnologia avançada para se camuflarem entre nós humanos.

Mas não pára por aí, pois para garantir que não fossem descobertos, só a pessoa dada como doente conseguiria ver suas faces reais.

Sendo assim, as autoridades achariam que a pessoa em questão está louca e não iria suspeitar dos familiares.

Conhecia a Síndrome de Capgras? Tem alguma informação a adicionar, deixe-a nos comentários!

Gostou do post? Não esqueça de compartilhar com seus amigos.

Leave Comment

message
email
person