remove_red_eye 531
favorite_border 0
share

O que é renda residual?

Antes de explicarmos o que é renda residual, é importante explicarmos a Renda Linear. Ora, pois a renda linear nada mais é do que aquela renda fixa. Porém em troca de um trabalho. Por exemplo, quando você trabalha de empregado para alguém.

Você trabalha oito horas por dia, ou seja, 160 horas mensais. Em troca disso, você recebe um salário. Logo, você troca horas por dinheiro. É simples.

A renda residual, por sua vez, é justamente o contrário! Nela, você emprega uma quantia de carga horária trabalhada. E produz algo que vá lhe dar renda durante muito tempo, sem trabalhar novamente.

Existem muitos exemplos de renda residual, por exemplo: O mercado de ações. Nele, você compra ações de uma empresa e, periodicamente, recebe dividendos e royalties enquanto a empresa existir.

Ou seja, você transformou o trabalho que você teve para comprar as ações, em uma renda residual.

E, hoje em dia, o melhor método para se atingir uma renda residual com longa duração, bem como com altos valores, sem dúvidas alguma é a internet.

Como gerar renda residual?

Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, gerar renda residual é algo bem simples, porém demanda muito empenho e dedicação.

Por exemplo, se você tem alguma ideia muito boa, ou um projeto que você ache que pode dar certo. Invista nele, não necessariamente dinheiro, mas tempo.

Veja bem, você pode trabalhar no seu emprego normal e, nos tempos livres, trabalhar em seu projeto. Digamos que você deseja investir na bolsa de valores, primeiro procure por empresas grandes e que tenham um bom retorno em dividendos e royalties.

Invista, por exemplo, na Petrobras… Não, esquece, a Petrobrás não é mais exemplo de lucratividade. Invista, na Souza Cruz, a fabricante de cigarros mais conhecida no Brasil.

Então, você irá trabalhar normalmente, para manter sua casa e seus gastos. Feito isso, você arrumará um outro emprego, um bico, e não terá em mente o dinheiro que virá dele, mas imagine que está trabalhando nele como uma forma de comprar ações da Souza Cruz.

Logo, você não está trabalhando no bico por dinheiro, mas sim por ações da Souza Cruz, afinal dinheiro você pode usar para qualquer coisa, porém você vai usar aquele dinheiro única e exclusivamente para adquirir ações.

Depois de algum tempo, você consegue um montante bom (três ou quatro mil reais, dado o preço da Souza Cruz no mercado, hoje). Com este montante, você consegue comprar cerca de quinhentas ações.

As Ações

Estas quinhentas ações, agora, são suas e você não irá perde-las nunca mais, a menos que a empresa venha a falir, algo realmente difícil de acontecer. Agora, meu caro, você é sócio da Souza Cruz.

Toda venda de cigarro feita pela Souza Cruz, esteja você dormindo ou acordado, trabalhando ou descansando, será dividida entre os sócios, anualmente. Logo, o seu dinheiro estará trabalhando para você. Ou seja, enquanto você dorme, alguém fumava e, enquanto este alguém fumava, você ganhou dinheiro.

Além disso, as ações variam muito de preço, então hoje você pode comprar quinhentas ações da Souza Cruz por quatro mil reais, porém amanhã (ou mesmo dali uma hora) essas ações podem estar valendo seis ou sete mil reais, logo, além do lucro da venda de cigarros, você ganha também em aumento de capital investido.

Ou seja, você ganha de todos os lados!

E, claro, se você continuar nos bicos e mais bicos, você pode vir a comprar mais e mais ações e ganhar mais e mais dinheiro, a cada venda. Afinal, sua parcela de sócio da empresa vai aumentar, e assim vai indo, gradativamente, até que você consiga uma renda residual boa o suficiente para você viver única e exclusivamente dos dividendos e royalties.

Se tornando, então, um barão dos cigarros. Ou de qualquer outra empresa que você decida virar sócio, através da compra de ações.

Leave Comment

message
email
person