remove_red_eye 117
favorite_border 0
share

Entendendo a carreira médica a fundo

Entendendo a carreira médica a fundo

Conheça mais a fundo a carreira médica e decida se é pra você.

Você tem habilidades e interesse pela carreira médica? Pois bem, para entrar neste ramo é necessário muito empenho e estudo desde o momento de prestar o vestibular, pois este curso é um dos mais concorridos no Brasil, tanto nas universidades públicas quanto nas privadas. Este setor profissional também é considerado um dos mais valorizados devido à carência que o país tem de profissionais bem qualificados.

Ao entrar na faculdade para cursar medicina, inicialmente o aluno terá contato com os conhecimentos teóricos da profissão, partindo para a parte prática após dois anos de estudo. Geralmente, os cursos de medicina são integrais, exigindo que os universitários dediquem-se aos estudos de manhã e à tarde.

curso de medicina tem 6 anos de duração na faculdade mais dois anos de residência que são obrigatórios para se formar e buscar uma especialização. Mas, você sabe o que acontece depois da universidade? Acompanhe abaixo, mais informações sobre como é a profissão de medicina.

Como é a Carreira Médica

Você quer ser médico? Para entrar nesta profissão é necessário ter cursado medicina, fazer os dois anos de residência para conseguir o registro no CRM (Conselho Regional de Medicina), além de ser possibilitar retirar junto a este órgão o título de especialista em uma determinada área da medicina.

Ao se formar em medicina, você terá um amplo campo de atuação à sua disposição, havendo a opção de trabalhar como clínico-geral ou se especializar em uma única área. As pessoas formadas neste campo também podem atuar no setor de Bioética, estudando sobre as relações entre a filosofia, biologia e medicina. Na atualidade, existem em torno de 347 mil médicos no Brasil, no entanto a distribuição é desigual, o que faz com que haja uma carência destes profissionais nos grandes centros urbanos.

Algumas das principais áreas de especialização que um médico formado pode atuar são: a saúde pública, dermatologia, medicina do trabalho. Tamém a  cardiologia, oncologia, ginecologia e obstetrícia, pediatria. Mas ainda a radiologia, geriatria, pneumologia, endocrinologia, angiologia, ortopedia, cirurgia plástica. E também a infectologia.

Mercado de Trabalho na Área de Medicina

Saiba que o mercado de trabalho para o profissional de medicina está constantemente em expansão. Mas para atuar neste campo é preciso que o aluno graduado seja aprovado no Exame Nacional de Proficiência. Que é homologado pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). E ainda colocado em prática pela Associação Médica Brasileira.

Para ingressar no mercado de trabalho na área de medicina é necessário começar pelo estágio. Este então deve ser realizado em dois momentos. Primeiramente, ocorre o estágio de internato, no quinto e sexto anos de graduação. Équando os alunos são enviados para os hospitais universitários ou instituições de saúde conveniadas.

A segunda forma de estágio é a residência, que acontece após a graduação, tem dois anos de duração. E é obrigatório, sendo feito nos hospitais-escolas. Estes devem estar credenciados pela Comissão Nacional de Residência em Medicina.

Leave Comment

message
email
person