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Aprenda a entregar qualidade no seu serviço de logística

Aprenda a entregar qualidade no seu serviço de logística

Se você trabalha com logística, então sabe que é essencial manter um alto padrão de qualidade. Aprenda nesse post como aperfeiçoar seu job.

Atualmente, valoriza-se muito a agilidade e flexibilidade das empresas, que lhes permita entregar produtos mais ajustados às necessidades individuais de cada cliente. Pois a indústria vem de longa data, desenvolvendo e implementando técnicas e métodos produtivos e de logística neste sentido. Mas este artigo faz um levantamento das melhores praticas utilizada na gestão dos serviços logísticos dentro de toda a cadeia de suprimentos.

Também é estabelecido um panorama do grau de conhecimento e utilização das técnicas e métodos propostos pela indústria brasileira, com base em artigos e estudo de casos.

Palavras-chave: qualidade, logística, agilidade, flexibilidade e confibialidade.

Introdução

A terminologia de “Qualidade” é algo que está já enraizado no pensamento dos consumidores finais. O simples fato de uma empresa estar certificada garante-lhe, teoricamente, uma maior vantagem competitiva. Por vezes, nem sempre isso acontece, pois cada cliente é único e percebe a Qualidade da empresa, dos seus produtos e/ou serviços de forma diferente.

Entende-se por Qualidade o atendimento das necessidades do cliente continuamente. Pois baseia-se na prevenção de aspectos relativos à não-qualidade tais como: erros, defeitos na realização de serviços e produção de bens. Também tempo desperdiçado, demoras, falhas, falta de segurança nas condições de trabalho. Mas até erro na compra de produtos, serviço desnecessário e produtos inseguros.

Há algumas características associadas a serviços que diferenciam essa atividade da fabricação de produtos e, por isso, precisam ser consideradas, quando aplicadas as técnicas de qualidade.

Exemplificando

Para Ballou (1993, p. 73), “Nível de serviço logístico é a qualidade com que o fluxo
de bens ou serviços é gerenciada. Afinal é o resultado líquido de todos os esforços de logística da  firma. É o desempenho oferecido pelos fornecedores aos seus clientes no atendimento dos pedidos. O nível de serviço logístico é o fator chave do conjunto de valores logísticos que as empresas oferecem a seus clientes para assegurar sua fidelidade.

“Como o nível de serviço logístico está associado aos custos de prover esse serviço, o planejamento da movimentação de bens e serviços deve iniciar-se com as necessidades de desempenho dos clientes no atendimento de seus pedidos”.

O serviço ao cliente pode ser mensurado em termos da disponibilidade de materiais. Desempenho operacional e confiabilidade. A disponibilidade relaciona-se com a manutenção de estoques para o pronto atendimento dos clientes. O desempenho operacional refere-se ao tempo incorrido desde o pedido da mercadoria até a entrega da mesma ao consumidor final. Pois enquanto a confiabilidade mede a pontualidade das entregas.

Mas isso é o efetivo cumprimento dos prazos de entregas previamente acordados com os clientes. (BOWERSOX e CLOSS ,1996).

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